Caiman | O jacaré

Voltar

O jacaré-de-papo-amarelo é considerado uma espécie de porte médio, podendo atingir na natureza 2,5metros, embora nos dias atuais, animais deste porte sejam difíceis de encontrar.

A sua distribuição geográfica abrange Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil, onde ocorre desde o Rio grande do Sul (Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim), até o Rio Grande do Norte e a cidade de Recife. Também está presente nas bacias do São Francisco e Paraná até o rio Paraguai. Esta espécie costumeiramente habita pântanos, brejos, rios e riachos com densa vegetação aquática ou marginal.

Segundo a IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, é considerada uma espécie ameaçada, estando listada no Apêndice I da Convenção Internacional para o Comércio de Espécies Ameaçadas e de seus Produtos (CITES). Isto se deve principalmente a destruição do habitat natural, como aumento da poluição de nascentes e lagoas, assim como a drenagem de áreas de várzeas para a plantação de lavouras e aterros para construção civil, além é claro da caça predatória para o comércio ilegal de peles, sendo uma questão bastante considerada e de grande importância.